Voto de Pesar pelo falecimento da Sra. Maria Teresa Horta

Voto de Pesar pelo falecimento da Sra. Maria Teresa Horta

  • Data : 26 de fevereiro de 2025

A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da Sessão Ordinária de fevereiro/2025, realizada no dia 24 de fevereiro aprovou, por unanimidade, um Voto de Pesar, apresentado pela Sra. Presidente da Assembleia Municipal:

Faleceu no passado dia 4 de Fevereiro, em Lisboa, Maria Teresa Horta, poetisa, jornalista e uma das mais destacadas feministas portuguesas.

Nascida em Maio de 1937, descendente da marquesa de Alorna, frequentou o liceu Filipa de Lencastre e estudou jornalismo na Faculdade de Letras de Lisboa. Ainda estudante, foi a primeira mulher a dirigir um cineclube, nos anos cinquenta. Foi das primeiras mulheres jornalistas em Portugal, trabalhou no jornal "A Capital" e foi dirigente da revista "Mulheres", um pioneiro projeto feminista na comunicação social.      

Estreou-se na poesia em 1960 e não mais terminou a sua actividade literária. Publicou livros de poesia e de prosa, alguns dos quais distinguidos com prémios literários.      

Com as amigas Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa escreveram e publicaram, em 1972, o livro "As Novas Cartas Portuguesas", marco na história da nossa literatura onde denunciaram a guerra colonial, a ditadura, a emigração, a difícil situação da vida das mulheres.      

O livro foi censurado e banido, considerado indecoroso. Na televisão, o então Presidente do Conselho disse que as 3 Marias (nome por que ficaram conhecidas) não eram dignas de ser portuguesas.      

Acusadas de antipatriotismo por terem escrito um livro em que denunciavam a repressão da ditadura e a discriminação das mulheres no nosso país, as autoras foram levadas a tribunal, no meio de uma enorme onda de agitação social e de apoio a nível nacional e também internacional. As autoras foram absolvidas já após o 25 de Abril de 1974.      

Maria Teresa Horta recebeu prémios, distinções e foi condecorada, em 2022, com o grau de grande-oficial da Ordem da Liberdade.      

Em Dezembro de 2024, foi incluída numa lista das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo, elaborada pela estação inglesa BBC, que inclui artistas, cientistas, mulheres da política...      

 

Foi uma vida digna do nosso reconhecimento colectivo.      

Neste sentido, a Assembleia Municipal delibera aprovar o voto de pesar pelo falecimento da grande cidadã que foi Maria Teresa de Mascarenhas Horta Barros.      

Proponho, ainda, um minuto de silêncio em sua memória.