A Assembleia Municipal de Lagos, reconhecendo a importância e a premência de promover a participação dos cidadãos e muito em especial dos jovens, na vida da comunidade lacobrigense e nas decisões autárquicas, levou a cabo a criação de um “órgão parlamentar novo” – A Assembleia da Juventude, representativo e eleito pelos jovens das escolas do concelho.
Em colaboração com as duas Escolas Secundárias e as duas Escolas Básicas 2/3 de Lagos , vimos nascer uma nova “escola de democracia e cidadania”, no nosso concelho!
Com um grande dinamismo e sessões preparadas e interessantes, os jovens questionam o poder autárquico e apresentam propostas pertinentes sobre assuntos de interesse municipal, que são depois sempre apreciadas na Assembleia Municipal. Durante cada ano lectivo, é realizada uma Sessão Ordinária da Assembleia da Juventude.
Esta experiência inovadora do Município de Lagos de participação dos jovens na vida autárquica (sem paralelo conhecido a nível nacional) iniciou-se em 2001 e tem vindo a afirmar-se desde essa data, pela qualidade e entusiasmo dos jovens, que também participam na Sessão Solene Conjunta comemorativa do 25 de Abril – dia da Liberdade.
Consulte aqui o
Regimento da Assembleia da JuventudeEsta Assembleia é composta por
13 alunos da Escola Secundária Júlio Dantas e por
12 alunos da Escola Secundária Gil Eanes