A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da Sessão Ordinária de fevereiro/2025, realizada no dia 24 de fevereiro aprovou, por unanimidade, um Voto de Louvor aos funcionários e agentes envolvidos em situação de perigo a 7 de fevereiro, apresentado pelo Grupo Municipal Singular do CHEGA:
Conforme é do conhecimento público, até por declarações do Sr. Presidente da Câmara e pelo comunicado da PSP de Lagos, no passado dia 7 de fevereiro os lacobrigenses foram surpreendidos quando a Escola Básica do Bairro Operário esteve envolvida numa perseguição policial que terminou com 4 detidos perigosos, um deles ferido a tiro.
Destes infelizes e terríveis eventos que foram alvo do devido inquérito policial, e cujos detidos já eram considerados perigosos e procurados em Espanha, resultaram óbvios momentos de medo e de insegurança em crianças, funcionários e pais.
Apesar de não ter havido lugar a sequestro ou vítimas ente os utentes da escola, a pronta reacção dos funcionários em resguardar as crianças, em particular as que se encontravam no recinto foi crucial para prevenir qualquer consequência pior.
Aliás, a diligência exemplar destes funcionários foi sido confirmada por relatos vários incluindo alguns nas televisões nacionais, e importa por isso saudar esta confirmação de que as nossas crianças estão em boas mãos com os nossos funcionários.
Pelo mérito, e também pelo susto e eventuais traumas sofridos, o Partido CHEGA entende que é justificado um reconhecimento público particular a estas pessoas.
Assim a Assembleia Municipal, reunida no dia 24 de fevereiro de 2025, delibera:
1 – Saudar e agradecer a todos os funcionários e professores da Escola Básica do Bairro Operário, pelo seu comportamento valente face a uma situação de perigo ocorrida no passado dia 7 de fevereiro, que permitiu proteger as crianças de outras potenciais ameaças.
2 – Estender esta saudação aos agentes da PSP envolvidos na operação policial, cuja ação foi determinante para impedir que a fuga dos quatro suspeitos tomasse novos caminhos por entre o recinto escolar.
3 – Dar conhecimento da presente deliberação aos agrupamentos de escolas, para conhecimento geral, e à comunicação social local e regional.
26 fevereiro 2025
26 fevereiro 2025
26 fevereiro 2025