No passado dia 27 de abril, na 1.ª Reunião da Sessão Ordinária de abril de 2026 foi aprovada, por unanimidade, a seguinte Moção de Saudação:
"O Dia Internacional do Trabalhador é mais do que uma data no calendário: é memória, é conquista e é compromisso. Evoca gerações de homens e mulheres que, com coragem e determinação, lutaram por direitos que hoje consideramos fundamentais – pela dignidade no trabalho, por melhores condições de vida e por uma sociedade mais justa.
A sua origem, nas lutas operárias do século XIX, nomeadamente pela jornada de oito horas, permanece como um símbolo maior da afirmação dos direitos laborais. Em Portugal, o 1.º de Maio ganhou um significado ainda mais profundo com a liberdade conquistada com a Revolução de Abril, passando a representar não só a valorização do trabalho, mas também a afirmação da democracia e da justiça social.
Mais de cinquenta anos depois, importa honrar esse legado com lucidez e responsabilidade. Muito foi alcançado, mas persistem desafios exigentes num mundo do trabalho em rápida transformação. As mudanças económicas, tecnológicas e sociais colocam novas questões, às quais importa responder com políticas públicas robustas, diálogo social efetivo e uma visão clara de futuro.
Entre os desafios que permanecem, destacam-se a necessidade de reforçar a estabilidade no emprego e a valorização dos salários; a proteção efetiva dos trabalhadores mais vulneráveis, onde se incluem muitos trabalhadores imigrantes, a promoção de uma verdadeira igualdade entre mulheres e homens no acesso, nas condições e na progressão profissional, a adaptação às novas formas de trabalho, garantindo direitos num contexto de crescente flexibilidade; e o combate firme a práticas laborais abusivas e à informalidade.
No Algarve, e particularmente no Concelho de Lagos, onde setores como o turismo, a economia do mar, a construção civil e a reabilitação urbana e os serviços são estruturantes, esta realidade assume uma expressão ainda mais evidente. O crescimento só é sustentável se caminhar lado a lado com trabalho digno, valorizado e protegido.
Para o Partido Socialista, valorizar quem trabalha é mais do que uma prioridade política – é uma exigência ética e social. É investir nas pessoas, na sua qualificação, nos seus direitos e nas suas aspirações. É afirmar um caminho de desenvolvimento que não deixa ninguém para trás e que constrói, com responsabilidade, um futuro mais justo, mais inclusivo e mais coeso.
Face ao exposto, a Assembleia Municipal de Lagos, em sessão ordinária de 27 de abril de 2026, delibera:
1. Saudar todos os trabalhadores e trabalhadoras, portugueses e estrangeiros, que vivem e trabalham em Lagos e no restante território nacional, valorizando o seu contributo fundamental
2. Reafirmar o compromisso com uma sociedade mais justa e solidária, que valorize o trabalho com direitos, combata a precariedade e as desigualdades no acesso ao emprego e promova a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, garantindo a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens na progressão e valorização das carreiras e a efetiva eliminação das desigualdades salariais, assegurando o princípio de salário igual para trabalho igual;
3. Aprovar a presente Saudação em minuta, e o seu envio aos órgãos de comunicação social regionais e locais, bem como a publicação nos instrumentos municipais disponíveis online.
O 1.º de Maio é a celebração de quem trabalha e a afirmação de que o progresso só é justo quando é partilhado por todos.
04 maio 2026
04 maio 2026
13 abril 2026