A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da Sessão Ordinária de dezembro/2024, realizada no dia 2 de dezembro aprovou, por unanimidade, uma Proposta sobre o futuro Quartel para os Bombeiros Voluntários de Lagos, apresentada pelo Grupo Municipal Singular do CHEGA.
Não constituem novidade as limitações físicas, de localização e de espaço do Quartel dos Bombeiros de Lagos, localizado atualmente no extremo peninsular Este da Cidade.
As relativas fragilidades geológicas do terreno e da sua localização que tornam o equipamento vulnerável em caso de sismo são uma preocupação.
É também preocupante sabermos que em caso de sismo grave, a localização do equipamento arrisca a sua inacessibilidade total por via das suscetibilidades de colapso e perca de integridade de edifícios, de viadutos e da própria Avenida dos Descobrimentos.
A localização peninsular potência as consequências do congestionamento de trânsito, verificado sobretudo na estação alta, prejudicando a distância de tempo de resposta às variadas ocorrências.
Sabemos que o local de implantação possui uma capacidade de parqueamento estrangulada, mas o próprio edifício, construído há mais de quatro décadas e com várias obras de adaptação, apresenta-se limitado condicionando o apetrechamento de meios humanos e materiais.
Estes serão alguns dos argumentos que justificam que a deslocalização e edificação de um novo quartel estejam plasmadas nos programas eleitorais de algumas forças políticas, incluindo os do Partido que lidera a Câmara Municipal com maioria absoluta desde 2001.
O Partido CHEGA, que já viu aprovados nesta Assembleia Municipal propostas de Concessão de Benefícios Fiscais e Apoios Sociais aos Bombeiros de Lagos, e que na última Sessão viu aprovada a sua proposta para um monumento ao Bombeiro, entende também que não existe motivos para que a solução de um novo Quartel permaneça na gaveta e entende que o crescimento da cidade e das próprias capacidades dos agentes da Proteção Civil merece ser acompanhada por uma evolução das instalações físicas.
Assim, a Assembleia Municipal, reunida no dia 2 de dezembro de 2024, delibera:
1 - Propor à Câmara Municipal que intensifique a compromisso com os agentes de Proteção Civil e prossiga as necessárias diligências com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagos, com vista a um protocolo de deslocalização e edificação de um NOVO e moderno QUARTEL DOS BOMBEIROS DE LAGOS, para uma nova localização e configuração que permita suficiente parqueamento de viaturas, expansão de valências e uma articulação eficiente com os diversos agentes da Proteção Civil.
1.1 - Que o estudo das hipóteses de localização, quer seja em terreno de propriedade municipal ou em propriedade privada, bem como o desenvolvimento do projeto, sejam devidamente acompanhados pelos Comandos dos Bombeiros local e regional.
2 - Dar conhecimento da presente deliberação à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, à delegação de Lagos da Cruz Vermelha, e ainda à comunicação social local e regional.
19 dezembro 2024
10 dezembro 2024