Dia Mundial do Turismo A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de setembro/2024, realizada no dia 30 de setembro aprovou, por maioria, um Voto de Saudação e Recomendação sobre o Dia Mundial do Turismo, apresentado pelo Grupo Municipal da LCF.
“O Dia Mundial do Turismo celebrou-se no passado dia 27 de Setembro de 2024 (Sexta-feira). A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.
Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.
Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia mundial, que tem neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico e social. O mesmo acontece na região algarvia. No caso particular do Concelho de Lagos, o turismo tem um peso de cerca de 80% na economia local pelo que deve ser desenvolvido e incrementado de forma sustentável.
Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população.
Atendendo à sua importância económica, urge investir na qualidade dos serviços e preservação dos bens e património cultural classificado, bem como do património natural, evitando os riscos inerentes a ambições desreguladas, seja no plano urbanístico, seja na preservação da qualidade de vida e dos recursos, tanto para os residentes como para quem nos visita.
Face ao exposto, a Assembleia Municipal, reunida em 30 de setembro de 2024, delibera:
1 - Saudar todos os agentes económicos e culturais, públicos e privados, que contribuem, e continuam a contribuir, para a promoção da qualidade da oferta turística no nosso município;
2 - Recomendar à Câmara Municipal de Lagos e às Juntas de Freguesia que passem a assinalar o Dia Internacional do Turismo com atividades e/ou eventos afins.
3 - Dar conhecimento da presente deliberação à comunicação social e Região do Turismo do Algarve.”