21 de março - Dia Mundial da Poesia - Criação do Prémio Municipal de Poesia Vieira Calado - passados 2 anos continua por cumprir

21 de março - Dia Mundial da Poesia - Criação do Prémio Municipal de Poesia Vieira Calado - passados 2 anos continua por cumprir

  • Data : 23 de junho de 2026

No passado dia 22 de junho, na 1.ª Reunião da Sessão Ordinária de junho de 2026 foi aprovada, por maioria, a seguinte Moção:

"No dia 6 de Março de 2024 a Câmara Municipal de Lagos aprovou por unanimidade uma proposta apresentada pelo Vereador eleito pela CDU intitulada «21 de março – Dia Mundial da Poesia – Criação do Prémio Municipal de Poesia Vieira Calado» que se transcreve:

«O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de Março e a escolha da data ocorreu por ocasião da 30.ª Conferência Geral da UNESCO que teve lugar em Paris a 16 de Novembro de 1999.

Celebra-se, assim esta forma de expressão e identidade cultural tão rica e diversificada praticada ao longo da história da Humanidade, também se comemora a livre criação de ideias através das palavras, o poder da linguagem e o desenvolvimento das capacidades criativas de cada pessoa. A poesia contribui para a diversidade criativa e desenvolve a nossa perceção e compreensão do Mundo.

Por tudo isto o nosso Município deveria ter para além dos encontros de Poetas Locais e outras iniciativas, uma iniciativa marcante que assinale este Dia e ao mesmo tempo preste Homenagem a um distinto Lacobrigense cidadão do Mundo, lutador pela Liberdade e reconhecido poeta, criando o Prémio Municipal de Poesia Vieira Calado.

José Vieira Calado nasceu e vive em Lagos, onde foi professor, tendo desenvolvido a sua atividade cultural ao longo de décadas, revelando novos autores, escrevendo prefácios de outros poetas, apresentando os seus livros em sessões públicas, promovendo ou participando em colóquios ou sessões de poesia em escolas, bibliotecas, centros culturais e outros fóruns, ou realizando exposições da sua poesia experimental ou por si ilustrada (unicamente com meios informáticos), em Lagos e noutras cidades.

Também tem realizado sessões de divulgação científica nos domínios da Astronomia para Amadores, dirigidas a todos os escalões etários, em escolas de Lagos e de vários concelhos do Algarve, rádios locais, centros culturais e afins. Fez letras para vários músicos.

Nos domínios da Poesia e da Astronomia tem escrito para vários jornais regionais, ao longo da sua vida, já editou dezenas de obras no campo da poesia, da prosa, divulgação científica e Ficção Extraterrestre e tendo também participado em Exposições de Poesia Experimental e/ou Ilustrada.

Tem organizado encontros de poesia em Lagos, onde são lançadas coletâneas de 5 poetas.

Em 21 de setembro de 2011 a Câmara Municipal de Lagos deliberou atribuir um Louvor Público Municipal ao escritor José Vieira Calado em atenção, homenagem e reconhecimento ao seu notável percurso literário de que se destaca a obra poética, assinalando –se, no ano de 2012, a comemoração de 50 anos de atividade literária.

Pelo exposto consideramos que é da mais elementar justiça assinalar este ano em Lagos o Dia Mundial da Poesia homenageando em simultâneo o Cidadão Viera Calado pela sua relevante obra no campo da poesia.

Pelo que o Vereador, eleito pela CDU, Alexandre Nunes propõe que a Câmara Municipal de Lagos reunida a 6 de março de 2024 delibere, entre outras iniciativas já previstas:

1-Assinalar o Dia Mundial da Poesia com divulgação pública da criação do prémio Municipal de Poesia Viera Calado.

2-Elaborar para o efeito um regulamento.

3-Que a atribuição do prémio Municipal passe a ser realizada em Sessão Pública de poesia em cada Dia Mundial de Poesia.

4- Dar conhecimento desta Deliberação aos órgãos de comunicação social e publicar na página eletrónica da Câmara Municipal de Lagos.»

Considerando que a Lei n.º 75/2013 de 12 de Setembro no seu artigo 35.º – Competências do Presidente da Câmara Municipal na alínea b), determina o seguinte ‘’ Executar as deliberações da Câmara Municipal e coordenar a respectiva atividade…’’ e dado que não é do conhecimento público qualquer iniciativa no sentido de dar cumprimento a esta Deliberação, passados que são mais de 2 anos, e no cumprimento das funções de acompanhamento e fiscalização da Assembleia Municipal, a Assembleia Municipal de Lagos reunida a 22 de junho de 2026,  delibera: 

 

  1. Manifestar a sua indignação pelo não cumprimento da deliberação da CML n.º 72 de 6 de março de 2024 - 21 de março – Dia Mundial da Poesia – Criação do Prémio Municipal de Poesia Vieira Calado.
  2. Instar o Presidente da Câmara Municipal de Lagos a dar cumprimento à deliberação suprarreferida, dando início ao processo de elaboração do Regulamento de modo que em 21 de março 2027, Dia Mundial da Poesia seja atribuído  em Sessão Pública, o Prémio Municipal de Poesia Vieira Calado."