Vigiar a qualidade balnear em Lagos - por um sistema de monitorização da Ribeira de Bensafrim "A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de setembro/2024, realizada no dia 30 de setembro aprovou, por maioria, uma Propopsta com o titulo “Vigiar a qualidade balnear em Lagos - por um sistema de monitorização na Ribeira de Bensafrim”, apresentada pelo Grupo Municipal Singular do CHEGA.
“Em Lagos os problemas de poluição relacionados com a rede de esgotos e a Estação de Tratamento têm um longo histórico de afligir a qualidade ambiental do canal da Ribeira de Bensafrim.
Em 2020 a Praia da Batata e a Praia do Camilo perderam a Bandeira Azul e em 2022 a praia Dona Ana perdeu também a sua Bandeira Azul, afectando a nossa imagem de qualidade e excelência ambiental.
O Partido CHEGA entende que as praias e o turismo balnear têm um papel de destaque na valorização da nossa cidade e na economia local e por isso importa não só recuperar os galardões perdidos nos últimos anos como assegurar que não voltam a ser perdidos.
Hoje em dia continuam a ser sentidos alguns focos de poluição que importa conhecer e acompanhar. A ETAR de Lagos foi objecto de obras recentes cujo montante ultrapassou os 17 milhões, mas as fragilidades da rede de esgotos municipal, a diversidade de embarcações e o tráfego marítimo no canal podem também pontualmente ser causas de poluição.
As análises periódicas do SNIRH (Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos) apenas avaliam amostras colhidas nas praias balneares. E por isso consideramos essencial que o Município de Lagos procure ter capacidade para identificar as origens da poluição da Ribeira de Bensafrim, para que, com justiça, possam ser diligenciadas as convenientes ações corretivas e preventivas.
Assim, a Assembleia Municipal, reunida no dia 30 de setembro de 2024, delibera:
1 - Recomendar à Câmara Municipal de Lagos que, no intuito de vigiar a qualidade das nossas águas balneares, diligencie a instalação de um sistema de monitorização regular da qualidade da água da Ribeira de Bensafrim, com amostragens periódicas em locais compreendidos entre o Paúl e o Cais da Solaria.
1.1 - Que equacione um modelo operacional independente ou de gestão partilhada com entidades.
2 - Dar conhecimento desta deliberação à ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação), à Marlagos (Marina de Lagos), à Capitania do Porto de Lagos e à comunicação social local.”