Por um Monumento ao Bombeiro em Lagos A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de setembro/2024, realizada no dia 30 de setembro aprovou, por unanimidade, uma Proposta por um monumento ao Bombeiro em Lagos, apresentada pelo Grupo Municipal Singular do CHEGA.
“Por toda a parte os bombeiros são, de facto, cidadãos merecedores de um reconhecimento especial. E numa sociedade em que importa valorizar o empenho pelas causas, não é demais reconhecer o papel dos bombeiros no serviço aos seus próximos pondo em causa, muitas vezes, a sua própria vida; não sendo por mero acaso o seu lema. “VIDA POR VIDA”.
O combate a incêndios, o socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades, o socorro a náufragos e buscas subaquáticas, o socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar, as equipas especiais de resgate, bem como a colaboração em outras atividades de proteção civil no âmbito das funções especificas que lhes forem cometidas, é a missão desenvolvida pelas corporações de bombeiros. Um serviço humanitário que alcançou um reconhecimento inquestionável como tarefa essencial ao bem-estar das populações, que enobrece todos aqueles que abraçam esta atividade e cuja adesão a estas causas revela coragem, altruísmo, bravura, civismo e respeito pela vida humana.
Em Lagos, a deferência, o respeito e o carinho que a população local atribui atualmente ao corpo de bombeiros é verdadeiramente sentido de forma transversal entre todos os sectores da comunidade.
É também inegável que desde a renovação do Comando em 2020, se sente uma renovada energia e dinamismo especiais entre os homens e mulheres que compõem o corpo dos bombeiros de Lagos.
O Partido CHEGA entende pois que aproximando-se em 2026 o 140.º aniversário, será a altura ideal da Cidade de Lagos afirmar o seu reconhecimento aos seus soldados da paz com a inauguração de um digno monumento ao Bombeiro.
Assim, a Assembleia Municipal, reunida no dia 30 de setembro de 2024, delibera:
1 - Recomendar à Câmara Municipal de Lagos que diligencie junto de artistas locais o projeto para uma grande obra artística a ser instalada em local visitável e de grande visibilidade, que institua um monumento alusivo à coragem e abnegação dos Bombeiros de Lagos em particular e à nobre missão dos Bombeiros em geral.
2 - Dar conhecimento desta deliberação à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos, à Liga dos Bombeiros Portugueses e à comunicação social local.”